Sustentabilidade no campo: logística reversa do óleo lubrificante é exemplo de economia circular no setor
- Home / Sustentabilidade no campo: logística reversa do óleo lubrificante é exemplo de economia circular no setor
A venda de máquinas agrícolas no Brasil cresceu nos últimos anos impulsionada pela demanda crescente do agronegócio brasileiro, um dos principais setores econômicos do País. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em 2023, foram comercializadas no varejo brasileiro 60.981 máquinas agrícolas, a segunda maior marca do segmento.
Para que todo esse maquinário seja interrompido operacional e em bom funcionamento, é necessária uma troca de óleo de lançamento dos motores, que deve ser realizada de forma regular. Isso porque, as substituições do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, conhecido como OLUC, trazem à tona um outro aspecto em relação à extinção: o ambiental.
O OLUC é uma destruição perigosa que deve ser separada e gerenciada de forma adequada. Segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de OLUC é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Por isso, a legislação brasileira determina que o descarte deve ser coletado e destinado ao rerefino, proibindo taxativamente o uso do descarte como combustível.
Caso de economia circular na gestão do OLUC no agronegócio
A Lwart Soluções Ambientais é parceira oficial da John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, construção e florestal. Firmada em 2023, a união tem como objetivo avançar na agenda sustentável da companhia, implementando a gestão do descarte pós-consumo de forma ambientalmente correta.
A colaboração entre as duas empresas possibilita o destino correto de todo o volume de OLUC das máquinas levadas para manutenção nas mais de 300 operadoras brasileiras da John Deere. A Lwart possui 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhados por todo o Brasil, que servem como base para o armazenamento da separação diferente das rotas. Em seguida, o material é levado à matriz da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para refino de óleo de lavagem usado. Uma vez concluído o processo, o material retorna para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria-prima, que posteriormente será aditivada para o transporte de óleo.
“O agronegócio é um dos principais impulsionadores da economia brasileira e isso se desenvolve, em parte, em alta produtividade combinada com os incrementos tecnológicos usados no campo. A Lwart busca ampliar sua agenda estratégica focada na sustentabilidade, uma pauta essencial para o crescimento responsável e comprometido”, finaliza Maia.
Fonte: Sucessono Campo