A história da COMIVA começou com a chegada do padre norte-americano Dom Éric James Deitchman em Mineiros. Ajudando na criação da comunidade monástica e pastoral da paróquia, o Padre Beneditino com sua visão futurista, falava de assuntos até então desconhecidos pela comunidade como cooperativismo, sindicalismo, assembleia do povo, conscientização e Direitos Humanos. Ministrando missas nas fazendas e nas escolas rurais, além de conversar com as pessoas sobre as novas ideias, tudo foi se arquitetando e a perspectiva de criar uma cooperativa tornou-se forte entre a classe produtora que passou a vislumbrar e engajar para criar um projeto que, de fato, fosse modelo para o estado de Goiás. Proporcionando emprego para o povo, impostos para o município e defesa para os produtores, a COMIVA nasceu para ser grande, forte e um novo ânimo para o sistema cooperativista goiano.
A COMIVA foi definitivamente constituída no dia 27 de fevereiro de 1972 por 31 produtores rurais, tendo cada sócio integralizado 500 quotas-partes, no valor de Cr$ 10,00 (dez cruzeiros) cada uma, somando um capital social no valor de CR$ 155,000,00 (cento e cinquenta e cinco mil cruzeiros).
Tendo como objetivo reunir os agricultores e pecuaristas na defesa de seus interesses econômico-sociais, para que, em comum, pudessem ter meios de beneficiar e armazenar a sua produção, de vende-la nos mercados locais, nacionais e estrangeiros, de abastecer os seus associados e de proporcionar-lhes recursos financeiros destinados às suas atividades enquadradas nos objetivos constantes do estatuto social, as atividades da cooperativa iniciaram-se com o funcionamento de uma loja de produtos agropecuários, localizada provisoriamente na atual sede da Agrodefesa e a construção do 1º armazém com secador para cereais ensacados (principalmente o arroz) com capacidade para 30.000 sacas.
Em 1973 foi adquirido o terreno, com uma construção abandonada, para instalação de sua sede, que ao ser concluída, serve atualmente à administração central, supermercado e loja de produtos agropecuários, mantendo-se preservada a fachada original.(compare as fotos abaixo).
Em 1975, para atender a demanda por profissionais especializados na área de pecuária e agricultura, foi montado um departamento técnico com 3 profissionais (Agrº Inácio Martins de Almeida e os médicos veterinários Ariomar Resende Vilela e Adilson Ferreira Moraes), para atender a demanda dos associados da época.
Num período de 11 anos a COMIVA teve a sua estrutura ampliada com a construção de todas as unidades de armazenagem atualmente existentes, mais tarde completada com a construção da nova Usina de beneficiamento de sementes, pois já possuía uma pequena usina que atendia a demanda inicial, até então, bastante limitada.