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A Inteligência Artificial está caminhando a passos cada vez mais largos. Nos últimos meses, esse recurso vem se popularizando diante da chegada de novas ferramentas no mercado, como é o caso do tão famoso ChatGPT. E, através do boom que estamos vivendo com a forte adesão dessas ferramentas no dia a dia das organizações, é importante questionar: serão que as empresas totalmente preparadas para utilizarem a IA de forma?

Antes de responder a essa pergunta, é válido destacar o cenário atual que inserimos. A adesão ao uso da IA ​​vem crescendo em larga escala e, em paralelo, está o reconhecimento quanto aos seus benefícios. De acordo com dados da consultoria McKinsey, 63% dos gestores globais notaram algum ganho econômico após a aplicação da Inteligência Artificial em suas operações, e acredita-se que 75% das empresas pretendem incorporar essa tecnologia nos próximos anos.

Certamente, as vantagens da Inteligência Artificial são notáveis. Estamos falando de melhor eficiência operacional, confiabilidade de dados, análises preditivas, emissão de relatórios em tempo real, entre tantas outras que abrilhantam os olhos do meio corporativo. Contudo, enfatizamos que nenhuma tecnologia possui um poder mágico para transformar a gestão operacional do dia para a noite, por isso, é necessário que, antes de aderir qualquer ferramenta, sejam tomadas medidas adequadas para o seu bom uso. Sendo assim, confira cinco dicas importantes:

#1 Estabeleça processos: de nada adianta ter o apoio da IA, sem que saiba o que busca obter exatamente com a ferramenta. Deste modo, é primordial que sejam averiguados quais os seus princípios e aplicações, compreendendo de qual forma o recurso deve ser utilizado na gestão dos processos. Esse entendimento dará o norteamento para definir aquilo que se espera obter com o apoio da tecnologia.

#2 Estrutura dos dados: mais do que buscar dados de terceiros, é importante criá-los. Ou seja, é fundamental realizar uma análise aprofundada de como estão as áreas da empresa e registrar essas informações. A partir da obtenção desses dados, a IA conseguirá cumprir o seu propósito de fornecer informações e recomendações que precisam ser melhoradas e corrigidas na organização.

#3 Capacitar os profissionais: nenhuma tecnologia irá substituir a inteligência humana. Sabemos que, diariamente, são feitos anúncios de que a IA vai eliminar empregos e causar demissões em massa, mas a verdade é que não há motivo para pânico. À medida que novas ferramentas surgem, também são criadas oportunidades – mas, é necessário investir em treinamentos de equipe, para que os membros aprendam como utilizar uma tecnologia de forma eficiente, de forma que agregue valor e resultado em suas funções.

#4 Busque parceiros específicos: a tendência é que, cada vez mais, surjam opções no mercado. Porém, antes de resolver o software em questão, é essencial que seja feita uma avaliação do que está sendo oferecido. É necessário ver se a solução oferecida vem ao encontro das necessidades da empresa, bem como se os responsáveis ​​​​​​darão todo o suporte nas etapas de implementação. Afinal, a soma dos fatores resultará em ganhos significativos lá na frente.

#5 Definir metas claras: é preciso saber para onde se quer ir. É fundamental ter claro qual o problema a IA deve ajudar a solucionar e qual será o processo para isso. Definir essas metas antes de iniciar qualquer etapa de implementação irá ajudar nos aspectos de redução de custos, aumento de produtividade, maior precisão e otimização dos processos. Assim, é fundamental, antes de tomar qualquer decisão, parar e analisar esses pontos, para saber qual o próximo passo a ser dado.

Se na vida nada são flores, quem dirá na tecnologia. Todas essas medidas, além de serem essenciais para que o processo de preparação da IA ​​na organização seja eficaz, também são importantes auxiliares para que a empresa tenha uma transição segura e eficaz – considerando, principalmente, os novos rumores nos quais a tecnologia vem sendo aplicado de forma prejudicial por alguns.

Todo o cuidado é extremamente importante para que sejam alcançados resultados promissores com o uso da IA. Certamente, dúvidas e receitas sobre sua aplicação surgem a todo instante, o que reforçam ainda mais a importância de contar com uma equipe especializada nesse serviço e aplicação da tecnologia na prática, para ainda mais assertividade.
Não devemos, jamais, nos assustar com o que vem pela frente, mas sim vislumbrar o futuro que já nos bate a porta. A popularização da IA ​​​​e sua adesão pelas organizações acarretará ganhos significativos para o meio corporativo, porém, mais do que importa suas funcionalidades, é preciso saberaproveitá-las ao máximo. Até porque, como bem sabemos, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.

*Luis Carvalho é gerente de projetos da delaware Brasil
*Roberto Matias, é CEO e sócio fundador da delaware Brasil.

Fonte: Cinthia Guimarães/Sucesso no Campo