As queimadas trazem prejuízos ao produtor rural, começando pela destruição de trabalho e pastagens, o que acarreta perda de produtividade e de receitas. A manipulação do solo afeta diretamente sua fertilidade e a vida microbiológica, elevando os custos com replantio e recuperação. A fumaça e as cinzas comprometem a saúde dos trabalhadores, plantas e animais, podendo prejudicar a qualidade dos produtos que restarem. Esses fatores, somados, impactam qualidades no mercado, por gerar um cenário de apreensão que paralisa os investimentos na safra e possível desgaste no relacionamento entre fornecedores e clientes.
“Diante dos impactos sobre o agronegócio, é importante que a tecnologia se torne uma aliada indispensável para a sustentabilidade do setor, auxiliando o produtor rural nesses momentos desafiadores”, destacou Welber Sant'Ana, CEO e fundador da Agro Atlas, uma rede líder em serviços tecnológicos que oferecem o Clima Web, uma ferramenta que apoia o produtor rural, promovendo uma agricultura mais rentável, eficiente e sustentável.
O Clima Web é composto por estações de inteligência climática projetadas para otimizar a tomada de decisões por meio de monitoramento preciso em tempo real, previsão do tempo e registro histórico dos dados meteorológicos de pluviosidade, temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, radiação solar e evapotranspiração de referência. Estes dados são disponibilizados para o produtor através de uma plataforma on-line intuitiva e transparente, auxiliando a planejar o plantio, a segurança e a colheita com assertividade, além de prevenir perdas relacionadas a condições climáticas adversas.
Uma solução inovadora e eficaz, já utilizada em todo o país, fornece informações-chave para prevenção, gestão e recuperação de impactos de incêndios. “Ao integrar essas tecnologias avançadas em seus sistemas produtivos, os agricultores estão mais preparados para enfrentar os desafios climáticos com segurança”, afirma Sant'Ana.
Fonte: Kaísa Romagnoli