A frente fria que avança pelo Brasil traz mudanças significativas nas condições climáticas nesta quinta-feira (03.10). De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, há uma expectativa de elevação nas chuvas, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Embora as precipitações ainda ocorram de forma irregular, já sinalizam a proximidade da estação chuvosa nessas áreas. São esperadas chuvas desde o norte de Santa Catarina até o sul de Goiás, com maior concentração de volumes no leste do Paraná e sudeste de São Paulo, onde os acumulados podem ultrapassar 40 mm.
No Mato Grosso, as chuvas serão mais esparsas, mas há possibilidade de temporais intensos, principalmente entre a tarde e a noite, com acumulados que podem chegar a 30 mm em algumas áreas. No entanto, o meteorologista alerta para a irregularidade das chuvas, destacando a necessidade de mais consistência para a recuperação da umidade do solo.
Além disso, uma massa de ar frio avança pelo sul do Rio Grande do Sul, derrubando as temperaturas e trazendo risco de geadas nas áreas mais altas. Gabriel Rodrigues ressalta que, embora não se trate de uma frente fria severa, essas geadas tardias podem prejudicar culturas como milho e arroz no estado.
Enquanto isso, grandes partes de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Bahia continuam com tempo seco, com temperaturas que podem ultrapassar 37°C.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/alerta-de-chuvas-e-queda-de-temperatura--frente-fria-movimenta-o-brasil_495500.html