De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária, divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), as estimativas para a produção mundial de soja nesta safra indicam um novo recorde. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção global deverá atingir 429,2 milhões de toneladas, um aumento de 8,7% em relação à safra anterior.
O Brasil se mantém como o maior produtor mundial de soja, responsável por quase 40% da produção global, seguido pelos Estados Unidos, com 29%, e pela Argentina, que responde por 11,9%. No cenário interno, as previsões são igualmente positivas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um aumento de quase 3% na área cultivada com soja no Brasil para a safra 2024/25, atingindo 47,4 milhões de hectares.
A produção nacional é estimada em 166,28 milhões de toneladas, o que, se confirmado, será a maior colheita de soja da história do Brasil, representando um crescimento de 12,8% em relação à safra anterior. Esse desempenho consolidará ainda mais o Brasil como o maior produtor e exportador mundial da oleaginosa, mesmo diante de uma possível pressão nos preços internos.
No Paraná, a expectativa é de que o estado contribua com mais de 22 milhões de toneladas para a produção nacional, colhidas em uma área recorde de 5,8 milhões de hectares. Nesta semana, 33% da área total já foi plantada, e as condições das lavouras são consideradas boas.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/producao-mundial-de-soja-atinge-recorde_495736.html