O comportamento das chuvas mudará ao longo deste final de semana, com condições distintas entre as regiões do país. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, um sistema de baixa pressão, que está provocando chuvas no Sul do Brasil, deverá se deslocar para o oceano, permitindo a chegada de tempo firme nos próximos dias.
No entanto, ao mesmo tempo, uma nova frente fria está se formando, aumentando o potencial de instabilidades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. As chuvas continuarão nesta sexta-feira, especialmente na metade sul do país, com risco de precipitações fortes entre o oeste de Santa Catarina, o oeste do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. Algumas dessas instabilidades poderão atingir o sul de São Paulo, com acumulados pontuais próximos a 50 mm, enquanto no sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná, os volumes poderão ultrapassar 60 mm.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
As instabilidades também devem se intensificar no sul de Minas Gerais e leste de São Paulo, com precipitações localizadas de até 30 mm. Regiões do sul de Mato Grosso e Goiás também terão chances elevadas de chuvas, além de um cenário promissor de precipitações sobre o estado do Tocantins. Por outro lado, o norte de Mato Grosso poderá registrar uma leve redução no volume de chuvas comparado aos dias anteriores.
No sábado, o sistema de baixa pressão se desloca para o oceano, levando as chuvas do Sul consigo, mas o avanço de uma frente fria criará um canal de umidade que elevará o potencial de precipitações no Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, o tempo ficará mais firme, com ligeira queda nas temperaturas, principalmente durante as madrugadas e manhãs de domingo.
O final de semana seguirá com chuvas recorrentes no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, porém de maneira irregular, onde algumas áreas poderão registrar acumulados acima de 40 mm, enquanto outras não terão precipitações.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/previsao-de-chuvas-fortes-e-clima-mais-frio--veja-como-sera-o-tempo-nos-proximos-dias_495752.html