O preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso subiu pelo sexto mês consecutivo, de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em outubro de 2024, o valor do litro do leite atingiu cerca de R$ 2,38, referente ao leite captado em setembro, o que representa um aumento de 1,71% em comparação ao mês anterior e uma valorização anual de 23,83%. Esse é o maior valor registrado desde outubro de 2022 no estado.
O aumento dos preços está relacionado à menor oferta de leite no Mato Grosso, devido à redução da produção em algumas regiões, além de uma demanda crescente dos laticínios pela matéria-prima, impulsionada pelo crescimento do consumo de derivados lácteos. A muçarela industrial, por exemplo, apresentou incremento de 2,85% em relação ao mês anterior e de 27,83% comparado a agosto de 2023.
Com a expectativa de chuvas nos próximos meses, o que deve favorecer a recuperação das pastagens, espera-se que a produção de leite aumente, o que pode, eventualmente, reduzir os preços pagos aos produtores.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/preco-do-leite-registra-alta-pelo-sexto-mes-consecutivo-no-mato-grosso_496541.html