Uma comitiva formada por cinco cooperativas do agronegócio goiano encerrou a primeira semana de uma missão comercial na Índia com uma série de reuniões estratégicas. Liderados por Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, os representantes das cooperativas participaram de encontros com setores-chave, como energia, grãos e comércio exterior. O objetivo da missão é estabelecer parcerias e fortalecer relações comerciais em áreas estratégicas, como lácteos, insumos e implementos agrícolas.
Além de Luís Alberto, a comitiva é composta por Cássio Teodoro (Comiva, de Mineiros), Astrogildo Gonçalves (Coapil, de Piracanjuba), Bruno Ribeiro (Central Rede), Sérgio Penido (Complem, de Morrinhos) e Antônio Carlos Borges (Agrovale, de Quirinópolis). Eles veem a viagem como uma oportunidade única para expandir mercados e atrair investimentos para o Estado de Goiás.
A missão internacional, que começou no sábado, 8 de fevereiro, segue até o dia 21 do mesmo mês. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as transformações que posicionaram a Índia como uma potência global emergente, explorar inovações tecnológicas, avanços na área médica e identificar oportunidades no mercado interno indiano. Além disso, a missão busca ampliar o fluxo de negócios entre Goiás e a Índia, que atingiu US$ 515 milhões no último ano.
Reuniões estratégicas e visitas técnicas
Durante a primeira semana, a comitiva participou de uma reunião na Câmara da Indústria Indiana. Na ocasião, o modelo de cooperativismo goiano foi elogiado por empresários locais. “Acredito que podemos estabelecer muitas parcerias”, destacou Luís Alberto Pereira.
A comitiva também visitou o The Pulses Conclave, organizado pela Associação de Grãos e Leguminosas da Índia. O evento, realizado no Centro de Convenções Bharat Mandapam, em Nova Déli, reuniu produtores, pesquisadores, comerciantes, especialistas e representantes governamentais de diversos países. O foco do encontro foi discutir tendências e oportunidades no mercado de grãos, especialmente em um momento em que a Índia implementa um programa de segurança alimentar para combater a fome e o déficit nutricional da população.
Durante o evento, o ministro de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Pralhad Joshi, destacou a necessidade de importação de grãos e demonstrou interesse no feijão-caupi biofortificado, um produto com alto valor agregado. Essa demanda é vista como uma oportunidade para os produtores goianos, já que o feijão comum nem sempre apresenta preços atrativos para exportação. Além disso, a política de incentivos fiscais da Índia para a importação de alimentos torna o mercado ainda mais interessante para Goiás.
“Tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro indiano um pouco do trabalho das cooperativas goianas no agronegócio, especialmente no setor leiteiro”, explicou Luís Alberto. A comitiva segue otimista com os resultados da missão, que já demonstra potencial para fortalecer a cooperação econômica entre Goiás e a Índia.
Para acompanhar os detalhes da viagem, acesse o perfil do Sistema OCB/GO no Instagram
Fonte: https://www.goiascooperativo.coop.br/comitiva-do-cooperativismo-goiano-na-india-participa-de-reunioes-sobre-energia-graos-e-comercio-exterior/?utm_source=mailbiz&utm_medium=email&utm_content=Subscriber36&utm_campaign=Boletim%2014%2F02%2F2025